17 de novembro de 2014

Varela

Silvestre Manuel Gonçalves Varela nasceu no dia 2 de Fevereiro de 1985 em Almada.
Começou por jogar futebol nas escolas do Grupo Desportivo dos Pescadores da Costa da Caparica.
Aos 18 anos entrou para os Juniores do Sporting C.P. onde jogou duas temporadas para na época de 2004/05 dar o salto para o escalão profissional, no entanto não teve espaço no plantel leonino e foi emprestado ao Casa Pia Atlético Clube.
Em 2005/06 já ingressou na formação principal do clube de Alvalade onde disputou apenas 4 partidas.
Na temporada seguinte foi de novo emprestado, desta vez ao V. Setúbal, tendo permanecido nos sadinos durante 2 épocas.
Em 2007/08 mais uma vez foi emprestado, rumou a Espanha para vestir a camisola do R.C. Recreativo de Huelva.
Na época seguinte regressou a Portugal. Desvinculou-se em definitivo do Sporting C.P. e passou a ser jogador do C.F. Estrela da Amadora. No clube da Reboleira confirmou a sua categoria, que já tinha demonstrado em Espanha e também ao serviço dos escalões inferiores da Selecção Nacional, assim foi que em 22 jogos disputados apontou 8 golos.
Em 2009/2010 ingressou no Futebol Clube do Porto. Esteve durante cinco temporadas nos Dragões, disputou 195 jogos e marcou 47 golos que ajudaram a vencer os 11 títulos que fazem parte do seu palmarés.
Varela conquistou por 5 vezes a Supertaça Cândido de Oliveira, por 3 vezes foi Campeão Nacional, ganhou a Taça de Portugal por 2 ocasiões, mas o ponto alto da sua carreira foi a vitória na Liga Europa de 2010/11 que o F.C. Porto venceu em Dublin ao derrotar o S.C. Braga por 1-0, na única final europeia disputada entre dois clubes portugueses.
No inicio da temporada de 2014/15 rumou a Inglaterra para ser emprestado pelo F.C. Porto ao West Bromwich Albion F.C., permaneceu no clube inglês até Janeiro de 2015 para depois rumar a Itália para jogar no Parma F.C. até ao final da época de 2014/15.
No inicio da temporada de 2015/16 regressou aos Dragões.
Varela já vestiu também a camisola da Selecção Nacional por várias vezes e esteve presente no Campeonato da Europa de 2012 disputado na Polónia e na Ucrânia e também marcou presença no Campeonato do Mundo de 2014 realizado no Brasil.

Palmarés
1 Liga Europa
3 Campeonatos Nacionais 1ª Divisão (Portugal)
2 Taças de Portugal
5 Supertaças Cândido de Oliveira

2 comentários:

Pinto Felgueiras disse...

O Drogba da Caparica. Um bom valor, apenas que, não sei porquê, passava e passa muito tempo ausente, lesionado ou em má forma. Mas quando aparecia era um regalo. Teve golos e jogadas que ficaram gravadas na memória dos Portistas.

Armando Pinto
Memória Portista

Miguel Lima disse...



@ Paulo

«Varela já vestiu também a camisola da Selecção Nacional por várias vezes»

meru caro,

podes conferir aqui que foi internacional A por vinte e seis vezes - e todas enquanto atleta do FC Porto.

abr@ço
Miguel | Tomo II