17 de novembro de 2014

Varela

Silvestre Manuel Gonçalves Varela nasceu no dia 2 de Fevereiro de 1985 em Almada.
Com 8 anos começou por jogar futebol nas escolas do Grupo Desportivo dos Pescadores da Costa da Caparica, passou pelos vários escalões de formação do clube da Costa até se mudar para os sub-17 do Sporting C.P. em 2000, no clube de Alvalade terminou a formação e passou a sénior na época de 2004/05, altura em que foi emprestado ao Casa Pia Atlético Clube. Em 2005/06 já integrou o plantel principal do clube leonino onde disputou apenas 4 partidas. Na temporada seguinte foi de novo emprestado, desta vez ao V. Setúbal, tendo permanecido nos sadinos durante 2 épocas. Em 2007/08 seguiu-se novo emprestimo e rumou a Espanha para vestir a camisola do R.C. Recreativo de Huelva. Na época seguinte regressou a Portugal, desvinculou-se em definitivo do Sporting C.P. e passou a ser jogador do C.F. Estrela da Amadora, no clube da Reboleira confirmou a sua categoria, que já tinha demonstrado em Espanha.
No início da época de 2009/10 foi contratado pelo Futebol Clube do Porto.
a sua estreia com a camisola dos Dragões aconteceu no dia 9 de Agosto de 2009 no Estádio Municipal de Aveiro onde os portistas derrotaram o F.C. Paços de Ferreira por 2-0, no jogo da supertaça Cândido de Oliveira de 2009/10.
Varela jogou durante sete temporadas de Dragão ao peito, entre 2009 e 2017, pelo meio esteve durante uma temporada emprestado, primeiro ao West Bromwich Albion F.C. e depois ao Parma F.C.
Sagrou-se por três vezes Campeão Nacional, conquistou duas Taças de Portugal e venceu cinco Supertaças Cândido de Oliveira, mas o ponto alto da sua carreira foi a vitória na Liga Europa de 2010/11 que o F.C. Porto venceu em Dublin ao derrotar o S.C. Braga por 1-0, na única final europeia disputada entre dois clubes portugueses.
Enquanto esteve ao serviço do F.C. Porto, disputou 234 jogos oficiais e marcou 50 golos que ajudaram a vencer os 11 Títulos que fazem parte do seu palmarés.
Em 2016/17 rumou à Turquia para ingressar no Kayserispor. Na temporada de 2019/20 voltou a Portugal para jogar no Belenenses SAD. Depois de duas épocas no clube de Oeiras, Varela regressou ao F.C. Porto para jogar na equipa B portista.
No inicio da época de 2021/22, regressou ao F.C. Porto para integrar a equipa B onde jogou durante duas temporadas, tendo colocado um ponto final na sua carreira de futebolista no fim da época de 2022/23.
Varela vestiu também a camisola da Selecção Nacional por 27 vezes e marcou 5 golos. Esteve presente no Campeonato da Europa de 2012 e no Campeonato do Mundo de 2014.

Palmarés
1 Liga Europa
3 Campeonatos Nacionais 1ª Divisão (Portugal)
2 Taças de Portugal
5 Supertaças Cândido de Oliveira

2 comentários:

Armando Pinto disse...

O Drogba da Caparica. Um bom valor, apenas que, não sei porquê, passava e passa muito tempo ausente, lesionado ou em má forma. Mas quando aparecia era um regalo. Teve golos e jogadas que ficaram gravadas na memória dos Portistas.

Armando Pinto
Memória Portista

Penta disse...



@ Paulo

«Varela já vestiu também a camisola da Selecção Nacional por várias vezes»

meru caro,

podes conferir aqui que foi internacional A por vinte e seis vezes - e todas enquanto atleta do FC Porto.

abr@ço
Miguel | Tomo II