15 de abril de 2013

Ivo Lemos

Ivo Lemos foi uma figura importante na refundação do Futebol Clube do Porto.
Homem de confiança de José Monteiro da Costa, Ivo Lemos foi também um grande jogador das primeiras equipas dos Dragões.
Foi com ele na formação titular que o F.C. Porto venceu 2-1, pela primeira vez, um clube internacional, no caso o Real Fortuna de Vigo no dia 3 de Abril e 1910.
Esteve presente na equipa que conquistou o primeiro troféu do F.C. Porto, a Taça Clube União do Norte, em 1913.
Ivo Lemos foi também um dos elementos da Comissão Organizadora da Taça José Monteiro da Costa, juntamente com José Fernandes da Silva, Adelino Costa, Marques e Silva, Vitorino Costa, José Bacelar e Fróis Cruz. Taça que conquistou em 1916.
Antes disso, ainda em 1912, os portistas voltaram a receber os espanhóis do Real Fortuna de Vigo e voltaram a vencer, desta vez por 4-1. Em Abril do mesmo ano o F.C. Porto recebeu pela primeira vez na sua história o S.L. Benfica. E em Outubro, os Dragões venceram pela primeira vez na capital de Portugal os lisboetas do Club Internacional de Foot-Ball por 3-2.
Entre Janeiro e Fevereiro de 1913, Ivo Lemos participou no primeiro torneio internacional que alguma vez foi organizado em Portugal. O torneio serviu de inauguração oficial do Campo da Constituição e para além da presença do F.C. Porto, contou com as formações do S.L. Benfica, Vigo F.C. e Oporto Crichet.
Depois de deixar os relvados, Ivo Lemos continuou ligado ao F.C. Porto.
Em 1918, foi de sua iniciativa que os sócios aprovaram uma moção para a criação de um quadro de honra para todos os atletas e sócios do F.C. Porto que viessem a morrer em campo de batalha.
Dedicou-se depois à carreira de árbitro e foi o primeiro internacional português nessa função.

fontes: A Bola e Diário de Noticias

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Outros tempos, dirigentes, jogadores, organizadores, se calhar roupeiros e tudo o que era preciso.

Às vezes não faria mal ao mundo que no interior do F.C.Porto s e revisitasse a história. Quem sabe com o Museu as coisas mudam?

Abraço

Anónimo disse...

Um nome que se tornou paradigmático nos primeiros tempos do F. C.Porto.