5 de setembro de 2010

Bruno Alves


Bruno Eduardo Regufe Alves nasceu no dia 27 de Novembro de 1981 na Póvoa de Varzim.
Bruno Alves começou a jogar futebol nas camadas jovens do Varzim S.C., até que na temporada de 1999/2000 ingressou na equipa B do Futebol Clube do Porto. Durante três temporadas esteve na segunda equipa dos Dragões, tendo depois sido emprestado ao S.C. Farense, V. Guimarães e AEK de Atenas.
Na temporada de 2005/06 já fez parte do plantel portista e sagrou-se Campeão Nacional pela primeira vez. Á vitória no campeonato juntou ainda a conquista da Taça de Portugal.
Na temporada seguinte e com a chegada de Jesualdo Ferreira, Bruno Alves começou a ser um dos esteios da equipa e termina a época a vencer, tal como tinha iniciado, com a Supertaça Cândido de Oliveira a anteceder ao Bi-Campeonato.
Em 2007/08 foi o jogador do plantel com mais minutos no campeonato, em que o F.C. Porto se sagrou Tri-Campeão.
Nova temporada com a camisola dos Dragões e mais uma vez foi o mais utilizado pelo treinador. No fim da época conquista o Tetra.
2009/10 Começou a vencer, a Supertaça e terminou também a vencer a Taça de Portugal.
Em 2010/11 ainda vestiu a camisola do F.C. Porto na apresentação oficial aos sócios mas alguns dias depois rumou à Rússia para representar o F.C. Zenit St. Petersburg. No clube russo venceu dois campeonatos russos, a Taça da Russia e uma Supertaça da Russia. Em 2013/14 rumou à Turquia para ingressar no Fenerbahçe S.K. tendo-se sagrado campeão da Turquia nessa mesma temporada ao que juntou a conquista da Supertaça turca na temporada seguinte. Em 2016/17 viajou para Itália onde defendeu as cores do Cagliari.
Bruno Alves esteve também ao Serviço da Selecção Nacional nos Jogos Olimpicos de Atenas de 2004, nos Campeonatos da Europa de Futebol de 2008, 2012 e 2016, este ultimo disputado em França e onde Portugal se sagrou Campeão da Europa. Esteve ainda nos Campeonatos do Mundo de Futebol de 2010 e 2014. 

Palmarés
1 Campeonato da Europa Selecções (Portugal)
4 Campeonatos Nacionais da 1ª Divisão (Portugal)
2 Campeonato da Russia
1 Campeonato da Turquia
2 Taças de Portugal
1 Taça da Russia
2 Supertaças Cândido de Oliveira
1 Supertaça da Russia
1 Supertaça da Turquia

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Deste moço, só digo uma coisa, ou melhor, pergunto uma coisa: pelo que vi na sexta-feira, parece que os ares da Rússia estão fazer-lhe mal. Mas como o que conta é o pastel...

Um abraço

Anónimo disse...

Um jogador que poderia ter sido injustiçado pelos adeptos depois da derrota em casa com o benfica. Ainda bem que passado um anito lhe deram oportunidade e pode ter feito carreira.

RS