5 de setembro de 2010

Bruno Alves

Bruno Eduardo Regufe Alves nasceu no dia 27 de Novembro de 1981 na Póvoa de Varzim.
Bruno Alves começou a jogar futebol nas camadas jovens do Varzim S.C. e manteve-se no clube poveiro até ao final da época de 1998/99.
No início da temporada de 1999/00 ingressou no Futebol Clube do Porto.
Durante três temporadas esteve na equipa B dos Dragões, tendo depois sido emprestado ao S.C. Farense, V. Guimarães e AEK de Atenas.
Na temporada de 2005/06 já fez parte do plantel portista comandado por Co Adriaanse.
A sua estreia com a camisola dos Dragões aconteceu no dia 18 de Setembro de 2005 no Estádio Municipal de Braga onde os portistas empataram 0-0 contra os bracarenses, num jogo a contar para a 4ª jornada do Campeonato Nacional de 2005/06.
Logo na primeira época de Dragão ao peito, Bruno Alves sagrou-se Campeão Nacional pela primeira vez. Á vitória no campeonato juntou ainda a conquista da Taça de Portugal.
Na temporada seguinte e com a chegada de Jesualdo Ferreira, Bruno Alves começou a ser um dos esteios da equipa e termina a época a vencer, tal como tinha iniciado, com a Supertaça Cândido de Oliveira a anteceder ao Bi-Campeonato.
Em 2007/08 foi o jogador do plantel com mais minutos no campeonato, em que o F.C. Porto se sagrou Tri-Campeão.
Nova temporada com a camisola dos Dragões e mais uma vez foi o mais utilizado pelo treinador. No fim da época conquista o Tetra-Campeonato.
2009/10 Começou a vencer, a Supertaça Cândido de Oliveira e terminou também a vencer a Taça de Portugal.
No início da temporada de 2010/11 ainda participou na apresentação dos Dragões aos sócios, mas acabou por deixar o F.C. Porto poucos dias depois. De Dragão ao peito jogou durante 5 temporadas, conquistou 9 Títulos, disputou 174 partidas oficiais e marcou 17 golos.
Em Agosto de 2011 foi contratado pelo F.C. Zenit St. Petersburg. No clube russo venceu 2 campeonatos russos, a Taça da Rússia e uma Supertaça da Rússia. Em 2013/14 rumou à Turquia para ingressar no Fenerbahçe S.K. tendo-se sagrado campeão da Turquia nessa mesma temporada ao que juntou a conquista da Supertaça turca na temporada seguinte. Em 2016/17 viajou para Itália onde defendeu as cores do Cagliari. Na temporada de 2017/18 juntou-se aos escoceses do Rangers F.C.. Na temporada seguinte regressou a Itália para jogar no Parma. Em 2021/22 regressou a Portugal para vestir a camisola do F.C. Famalicão, mas não durou nem três semanas a sua estadia no clube minhoto. Em Setembro rumou à Grécia para jogar no G.S. Apollon Smyrnis. No final da época, em Junho, anunciou o fim da carreira de futebolista.
Bruno Alves vestiu também a camisola da Selecção Nacional por 96 vezes e marcou 11 golos. esteve presente nos Jogos Olímpicos de Atenas de 2004, nos Campeonatos da Europa de Futebol de 2008, 2012 e 2016, este ultimo disputado em França e onde Portugal se sagrou Campeão da Europa. Esteve ainda nos Campeonatos do Mundo de Futebol de 2010, 2014 e 2018 e na Taça das confederações de 2017.

Palmarés
1 Campeonato da Europa Selecções (Portugal)
4 Campeonatos Nacionais da 1ª Divisão (Portugal)
2 Campeonato da Rússia
1 Campeonato da Turquia
2 Taças de Portugal
1 Taça da Rússia
2 Supertaças Cândido de Oliveira
1 Supertaça da Rússia
1 Supertaça da Turquia

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Deste moço, só digo uma coisa, ou melhor, pergunto uma coisa: pelo que vi na sexta-feira, parece que os ares da Rússia estão fazer-lhe mal. Mas como o que conta é o pastel...

Um abraço

Anónimo disse...

Um jogador que poderia ter sido injustiçado pelos adeptos depois da derrota em casa com o benfica. Ainda bem que passado um anito lhe deram oportunidade e pode ter feito carreira.

RS