5 de janeiro de 2015

Rui Correia

Rui Manuel da Silva Correia nasceu no dia 22 de Outubro de 1967 em São João da Madeira.
Depois de passar pelos escalões de formação do A.D. Sanjoanense, Rui Correia ingressou nos Juniores do Sporting C.P. em 1984.
Em 1986/87 integrou o plantel principal do clube leonino tendo-se mantido em Alvalade durante duas temporadas. Em 1988/89 transferiu-se para o V. Setubal onde disputou apenas um jogo nas três épocas em que representou os sadinos. Na temporada de 1991/92 ingressou no G.D. Chaves, para na época seguinte rumar ao S.C. Braga. No clube da cidade dos arcebispos, Rui Correia tornou-se um dos melhores guarda-redes nacionais e isso valeu-lhe a chamada à Selecção Nacional que participou no Campeonato da Europa de 1996 em Inglaterra.
Em 1997/98 transferiu-se para o Futebol Clube do Porto.
A sua estreia com a camisola dos Dragões aconteceu no dia 15 de Agosto de 1997 no Estádio do Bessa onde os portistas defrontaram o Boavista F.C., num jogo a contar para a 1ª mão da Supertaça Cândido de Oliveira que os axadrezados venceram por 2-0.
Rui Correia jogou no F.C. Porto durante duas temporadas, tendo disputado 54 partidas oficiais. Conquistou por duas vezes o Campeonato Nacional, ganhou uma Taça de Portugal e conquistou a Supertaça Cândido de Oliveira de 1998/99.
Em 2001/02 ingressou no S.C. Salgueiros. Na temporada seguinte rumou ao C.D. Feirense onde esteve durante três épocas, tendo conquistado o Campeonato Nacional da 2ª divisão de 2002/03. Em 2005/06 vestiu a camisola do A.D. Ovarense e em 2006/07 transferiu-se para o G.D. Estoril Praia onde terminou a sua carreira de futebolista no final dessa época.
Em 2007/08 deu inicio à carreira de treinador de guarda-redes no Portimonense S.C. Passou depois pelo S.C. Olhanense, Académica de Coimbra, S.C. Braga, V.S.I. Rio Maior, em 2013/14 treinou os guarda-redes do clube grego do OFI, em 2017 rumou à China para ser Coordenador de Formação de guarda-redes do Shandong Luneng Taishan F.C.. Em 2017/18 regressou a Portugal e ao Sporting C.P. para ser treinador de guarda-redes da equipa B. Na época de 2020/21, voltou ao F.C. Porto para assumir o cargo de Coordenador de formação de guarda-redes.

Palmarés
2 Campeonatos Nacionais 1ª Divisão (Portugal)
1 Taça de Portugal
1 Supertaça Cândido de Oliveira

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Nunca fez esquecer Vítor Baía, mas deu bons contributos para o sucesso quando representou o F.C.Porto.

Abraço

Armando Pinto disse...

Guarda-redes que parecia não ser muito seguro, quando esteve noutros clubes que passavam por fases baixas e não tinham defesas muito certos, Rui Correia transformou-se quando passou a defender a baliza do F C Porto. Contudo, como Baía era uma referência que por esse tempo ninguém conseguiu apagar, este Rui fica mais valorizado por se mostrar defensor do F C Porto também na equipa "Vintage" de pavilhão, que ainda recentemente venceu a prova ibérica da categoria.

Armando Pinto
Memória Portista