3 de fevereiro de 2014

Bernardo da Velha

Bernardo Oliveira da Velha nasceu no dia 29 de Janeiro de 1942 na Guiné.
Depois de ter passado por Alvalade, onde não disputou nenhum jogo oficial, Bernardo da Velha chegou ao Futebol Clube do Porto em 1964/65.
Ao serviço dos Dragões esteve durante cinco temporadas onde disputou cinquenta e três partidas com onze golos marcados.
Durante esse período de tempo conquistou a Taça de Portugal na época de 1967/68, quando os portistas defrontaram e venceram o V. Setúbal por 2-1 na final disputada no estádio do Jamor no dia 16 de Junho de 1968.
No final da temporada de 1968/69 deixa o F.C. Porto para rumar ao V. Guimarães onde se manteve durante duas épocas. Em 1971/72 voltou à cidade do Porto mas para representar o Boavista F.C. No Bessa esteve três temporadas. Em 1974/75 representou o S.C. Espinho e em 1975/76 teve uma passagem pelo Leixões S.C. onde terminou a sua carreira de futebolista.

Palmarés
1 Taça de Portugal

4 comentários:

Armando Pinto disse...

Futebolista que veio como avançado (tendo inclusive, nessa posição, pelo F C Porto, marcado golos ao anterior clube, Sporting) e acabou, por feliz descoberta de Pedroto, como bom defesa.

Armando Pinto disse...

Sobre o facto de 1968 a que me referi em comentário no post anterior, eis uma prova, do que aludi:

http://longara.blogspot.pt/2010/12/identidade-portista-x-memoria.html

dragao vila pouca disse...

Recordo um Porto - Académica no tempo de Pedroto em que perdemos 0-1, com Bernardo d aVelha a falhar um golo de forma escandalosa. E como na semanna seguinte empatamos com o U.Tomar, lá s e foi a vantagem e o título. Melhor defesa que avançado.

Abraço

Anónimo disse...

Bernardo fui teu camarada na policia Militar nos anos 64/65 era eu que fazia os teus reforços para ires treinar no Sporting que é feito de ti?qual a tua direcção encontramos-nos diversas vezes em Santa Catarina quando jogavas no F C Porto abraço