17 de agosto de 2015

Supertaça Europeia

A Supertaça Europeia é uma competição organizada pela UEFA e coloca frente-a-frente o clube vencedor da Liga dos Campeões e o vencedor da Liga Europa.
Em 1972 o jornalista holandês, Anton Witkamp criou a competição que inicialmente era disputada entre o campeão europeu e o vencedor da Taça dos Vencedores das Taças, no entanto com o termo desse torneio passou a ser substituída pelo vencedor da Taça UEFA (atual Liga Europa).
De 1972 até 1997 eram disputados dois jogos, em casa dos clubes participantes, com a excepção do ano de 1986 em que foi disputada uma única partida. A partir de 1998 passou a realizar-se apenas um jogo que tinha lugar no Mónaco no Estádio Louis II, de 2013 em diante deixou de ser jogada no Mónaco para passar a ser disputada em locais diferentes à semelhança das outras finais europeias.
Os clubes participantes disputam entre si um belo troféu que foi concebido nas oficinas Bertoni em Milão. A actual taça que foi estreada em 2006 mantém o desenho da anterior mas é maior e mais pesada, mede 58 centimetros e pesa 12,2 quilos, bem mais que a taça anterior que media 42,5 centimetros e pesava 5 quilos.
Foi este troféu mais leve que o Futebol Clube do Porto conquistou em 1987 ao vencer o F.C. Ajax nos dois jogos por 1-0, primeiro em Amesterdão onde Rui Barros apontou o golo da vitória e depois no Estádio das Antas com Sousa a carimbar nova vitória dos Dragões e a garantir a conquista de mais um troféu internacional para os azuis e brancos.
O F.C. Porto é o único clube nacional que tem a honra de ter no seu museu a Supertaça da UEFA e o único a ter disputado o troféu o que aconteceu por quatro vezes.

1 comentário:

Armando Pinto disse...

Uma taça que me deixou eternas recordações pessoais, também.
AP