19 de agosto de 2013

José Bacelar

José Bacelar deixou o nome ligado ao Futebol Clube do Porto.
Jogou nas primeiras equipas do clube e foi um dos impulsionadores da Taça José Monteiro da Costa, competição que ajudou a conquistar em 1911.
Venceu por várias vezes o Campeonato do Porto assim como a Taça Associação de Futebol do Porto.
Depois de deixar o futebol, o que aconteceu por volta de 1920, passou a praticar Ténis, tendo sido um dos melhores jogadores portistas dessa competição.
Mais tarde continuou ligado ao clube como dirigente onde foi presidente da Assembleia-geral.
Na época da construção do Estádio das Antas, José Bacelar, então sócio numero 1 do F.C. Porto, pagou do próprio bolso o primeiro dia de salário a todos os operários do novo estádio, um gesto que lhe custou 675$00.
Esteve ainda ligado à Associação de Futebol do Porto e em homenagem ao seu contributo ao desporto e ao futebol em particular, foi implantada a Taça José Bacelar, uma prova disputada pelas camadas jovens de vários clubes.

Palmarés
5 Campeonatos do Porto
2 Taças Associação de Futebol do Porto

2 comentários:

Anónimo disse...

Nome que me começou a ser familiar, inicialmente, de ler e ouvir referências à taça que a AFP denominou em sua homenagem. Depois, na leitura e estudo de literatura portista mais deu para perceber que foi uma figura de respeito e com um currículo assinalável, dentro do clube.

ega disse...

Eu, como dirigente do FCP, jamais deixaria cair no esquecimento figuras como José Bacelar. São Homens como este (e o clube tem outros), que por reconhecimento e memória eterna, deveriam passar gerações.