8 de dezembro de 2014

Júlio Garcez de Lencastre

Júlio Garcez de Lencastre nasceu no dia 5 de Agosto de 1882 em Cedofeita no Porto.
Foi o 3º presidente do Futebol Clube do Porto.
Tenente do Exercito português, foi eleito para presidir os destinos do clube após a Assembleia Geral que teve lugar no dia 16 de Março de 1911. Uma Assembleia que foi convocada quase de emergência para escolher o novo dirigente máximo do F.C. Porto, pois José Monteiro da Costa, que tinha feito renascer o clube, tinha falecido em Janeiro.
Foi uma fase bastante difícil para o clube que se viu órfão do seu mais fervoroso adepto e o receio da extinção chegou mesmo a tomar conta de alguns elementos da direcção. Felizmente que o tenente Júlio Garcez de Lencastre aceitou a tarefa de comandar o F.C. Porto até haver novas eleições para escolher o futuro presidente que o iria suceder.
Faleceu no dia 16 de Março de 1970.

1 comentário:

Armando Pinto disse...

Justa esta menção, por quanto representa na História do F C Porto este presidente pouco recordado.
Foi pena não ter chegado a ser publicado um livro sobre os Presidentes do F C Porto, que estava escrito por um Portista, mas ficou na gaveta, há cerca de uns dois anos, pois não houve acordo de autorização do clube para a publicação, segundo se fala... enquanto há diversos presidentes do F C P quase desconhecidos e na maioria são quase todos pouco conhecidos, até.

Armando Pinto
Memória Portista