27 de dezembro de 2009

José Monteiro da Costa

José Monteiro da Costa nasceu em 1882 na cidade do Porto.
Em 1906 regressou de Inglaterra fascinado pelo mesmo desporto que encantara António Nicolau de Almeida há mais de uma década e resolveu criar uma equipa de futebol. Foi então que o seu amigo e anterior presidente lhe falou do projecto que iniciara em 1893, e José Monteiro da Costa não hesitou.
Membro de uma associação denominada Grupo do Destino, sugeriu aos seus colegas que embarcassem com ele na aventura, ao que a maioria acedeu. Terminava o Grupo do Destino e renascia o Futebol Clube do Porto, em Agosto de 1906, assumindo desde logo uma faceta de clube ecléctico, no qual se praticavam também atletismo, boxe, cricket, halterofilismo, pólo aquático e natação.
As cores escolhidas para o clube foram o azul e branco, as mesmas cores da então bandeira nacional e não as cores da bandeira da cidade porque e segundo José Monteiro da Costa: "O Futebol Clube do Porto não se limitaria a defender apenas o nome da cidade e haveria de levar o nome de Portugal em lutas desportivas contra outros clubes estrangeiros".
Foi durante a sua presidencial que o F.C. Porto obteve a primeira vitória contra um clube estrangeiro quando no dia 3 de Abril de 1910 derrotou os espanhóis do Real Fortuna de Vigo por 2-1, o que foi ao mesmo tempo a primeira vitória de uma equipa portuguesa contra outra equipa internacional.
José Monteiro da Costa faleceu no dia 30 de Janeiro de 1911.

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Nicolau de Almeida e Monteiro da Costa, os cabouqueiros do F.C.Porto, que lá em cima, devem estar orgulhosos do clube que fundaram.

Um abraço

Unknown disse...

Gostaria de obter algumas informaçoes sobre os pioneiros do FCP em 1906, ando a reunir elementos para saber melhor a historia do meu bisavo . agradecia a sua ajuda, cumprimentos ACorreia