5 de agosto de 2013

Eduardo Gomes

Eduardo de Oliveira Gomes, nasceu no dia 12 de Agosto de 1942 em Matosinhos.
Depois de ter percorrido todos os escalões da formação do Leixões S.C., ascendeu à categoria de sénior no início da temporada de 1961/62, tendo permanecido mais quatro épocas no clube de Matosinhos.
Em 1965/66 transferiu-se para o Futebol Clube do Porto, na altura treinado por José Maria Pedroto.
A estreia com a camisola dos Dragões teve lugar no Estádio das Antas no dia 11 de Setembro de 1965, quando o F.C. Porto recebeu o F.C. Barreirense, tendo os homens do Barreiro levado a vitória por 1-0 no que foi o primeiro jogo do Campeonato Nacional de 1965/66.
Logo na sua primeira temporada ao serviço dos portistas, conquistou a Taça Associação de Futebol do Porto.
Nas Antas esteve durante seis temporadas onde foi na maior parte das vezes utilizado como extremo-direito. Foi nessa posição que actuou no Estádio do Jamor, na final da Taça de Portugal da temporada de 1967/68. Eduardo Gomes foi um dos titulares que derrotaram o V. Setúbal por 2-1 e levaram para a vitrina do Estádio das Antas o troféu, dez anos depois da última conquista na mesma prova.
Na temporada seguinte chegou a capitão da equipa orientada pelo “Mestre” Pedroto. Um prémio e uma prova do seu profissionalismo e empenho ao serviço do F.C. Porto.
Em Janeiro de 1970, mais precisamente no dia 25, Eduardo Gomes integrou a comitiva portista que partiu para o Brasil a convite do São Paulo F.C. a fim de participar no jogo de inauguração do Estádio Cícero Pompeu de Toledo, mais conhecido por Estádio do Morumbi. O resultado da partida foi um empate a 1-1 que foi presenciado por cerca de cem mil adeptos.
No total das seis épocas em que representou os Dragões, Eduardo Gomes disputou 100 partidas oficiais e apontou 5 golos, também em jogos oficiais.
No final da época de 1970/71 deixou os Dragões.
Mais tarde e já como treinador passou por vários clubes: S.C. Coimbrões, Custóis F.C., C.D. Trofense, S.C. Arcozelo, C.F. Valadares e Aliados Futebol Clube Lordelo.

Palmarés
1 Taça de Portugal
1 Taça Associação de Futebol do Porto

Agradecimento especial a Carina Gomes, neta de Eduardo Gomes, pela colaboração.

9 comentários:

Anónimo disse...

Eduardo Gomes na época era quase só conhecido por Gomes - e curiosamente passou a ser referido com o primeiro nome depois, mas mais nas referências históricas, devido ao apreciemento e importância do goleador Fernando Gomes...
Esse Gomes era um futebolista muito útil e certeiro, por norma sem saber jogar mal, mas dentro do clube demorou um pouco a conquistar um lugar fixo na equipa principal. E tal como apreceu, quase sem se dar por ele, também desapareceu, saindoi do F C Porto mais tarde sem grandes alaridos.

rogério almeida disse...

Caro Paulo Moreira, o Eduardo Gomes chegou em 1965/66 (fez alguns jogos) e saiu em 1970/71 (também fez alguns jogos). Foram 6 épocas.

Paulo Moreira disse...

Obrigado ao Rogério Almeida pela correcção.
Também é para isto que servem e são sempre bem-vindos os comentários/correcções.

dragao vila pouca disse...

Foi um dos que foram arrumados por JMP, depois daquela rebelião que nos custou um título. Conheci-o bem, não como jogador, mas porque trabalhou no FCP e foi treinador na terrinha onde vivo, Custóias City.

Abraço

Unknown disse...

Meu avo <3 ele nasceu à 12 de agosto e Nao 18 de febreiro.

Um grande Orgulho no meu avosinho <3

Paulo Moreira disse...

Carina Gomes

Em todos os sitios onde pesquisei a data de nascimento de Eduardo Gomes é 18 de Fevereiro, mas iss onão quer dizer que estejam certos.
O seu avô ainda reside em Matosinhos?

Unknown disse...

Nao, esta em vila nova de gaia.
Sou uma dos 6 netos que ele tem a pesar de ja ter uma bisneta de um ano.

Depois destes anos todos ainda consacra uma muito grande importanca ao futbol.

E sim dizem todos que.nasceu a essa data mas Nao foi mesmo 12 de agosto

Paulo Moreira disse...

Carina Gomes

já esta corrigida a data.
Gostava de saber mais sobre a carreira de futebolista do seu avô, para isso deixo-lhe o meu e-mail para se quizer entrar em contacto: paulomoreira74@hotmail.com

Ana disse...

Tio Gomes continuou ligado como um dos homens de confiança do Presidente e do Clube. Partiu em 15/05/2017 para tristeza nossa. Podem acompanhar a página dele no Facebook que fala de toda a história deste herói.