31 de outubro de 2010

Paulo Ferreira

Paulo Renato Rebocho Ferreira nasceu no dia 18 de Janeiro de 1979 em Cascais.
Estreou-se como Professional na temporada de 1997/98 ao serviço do G.D. Estoril Praia, clube que representou durante três temporadas, para na época de 2000/01 ingressar no V. Setúbal e fazer assim a sua estreia na primeira divisão do futebol nacional. Nos sadinos actuou duas temporadas.
Em 2002/03 transferiu-se para o Futebol Clube do Porto onde se sagrou Campeão Nacional, venceu a Taça de Portugal e sobretudo conquistou a Taça UEFA.
Na temporada seguinte, além de já se afirmar como uma certeza no panorama futebolístico nacional, começou por conquistar a Supertaça Cândido de Oliveira e repetiu a vitória no Campeonato Nacional. Mas a maior conquista até então da sua carreira estava destinada para o dia 26 de Maio de 2004 na cidade alemã de Gelsenkirchen, quando venceu a Liga dos Campeões.
Em 2004/05 foi contratado pelo Chelsea F.C. No clube de Londres esteve durante nove temporadas, onde venceu por três vezes o Campeonato de Inglaterra, quatro Taças de Inglaterra, duas Taças da Liga, duas Supertaças e voltou a conquistar a Liga dos Campeões em 2012. No final da época de 2012/13 colocou um ponto final na sua carreira.
Continuou a sua ligação ao Chelsea F.C. como Director de Relações Institucionais.
No verão de 2004 esteve presente no Campeonato da Europa de Futebol que se disputou em Portugal. Paulo Ferreira foi titular no primeiro e no último jogo da Selecção Nacional, ambos contra a Grécia que acabou por vencer os dois encontros. Marcou presença ainda no Campeonato do Mundo de Futebol de 2006 na Alemanha, no Europeu de 2008 e no Mundial de 2010 da África do Sul.
No dia 25 de Julho de 2014 esteve presente no Estádio do Dragão onde voltou a vestir a camisola do Futebol Clube do Porto para o jogo de despedida e homenagem a Deco.

Palmarés
2 Liga dos Campeões
1 Taça UEFA
2 Campeonatos Nacionais da 1ª Divisão (Portugal)
1 Taça de Portugal
1 Supertaça Cândido de Oliveira
3 Campeonatos de Inglaterra
4 Taças de Inglaterra
2 Taças da Liga Inglesa
2 Supertaças de Inglaterra

4 comentários:

dragao vila pouca disse...

Bom jogador, bom profissional, boa pessoa, alguém que ganhou tudo no F.C.Porto e RENDEU 20 MILHÕES...

Um abraço

Anónimo disse...

Idem idem, aspas aspas.


E... até o abraço!



PS. - Estamos (ainda) chateados por causa do basquet; teve mesmo ali "à mão" mas... vícios da época pasaada.

Armando Pinto disse...

Um atleta que ficou ligado a bons anos de grande fulgor internacional... e deu bom augúrio na Taça UEFA, como este ano estamos na mesma agora chamada Europa... na qual, para já, o objectivo principal foi conseguido, felizmente, venha agora o jogo que mais queremos ganhar.
Vamos lá agora a esse próximo grande jogo, contra os mouros vermelhos - de cujas memórias tenho umas recordações visuais e documentais no meu "Lôngara..."
Abraço
http://longara.blogspot.com/

Anónimo disse...

Um bom defesa, merecia ter jogado mais vezes depois de ter saído do Porto. Parece que nunca ficava em má forma.

RS