22 de fevereiro de 2016

Taça UEFA Liga Europa

A UEFA Liga Europa ou Taça UEFA, é a segunda competição de clubes mais importante organizada pela UEFA (União das Associações Europeias de Futebol).
Uma prova que em 1970/71 veio substituir a anterior competição que era designada por Taça das Cidades com Feiras e que teve início em 18 de Abril de 1955. No início da década de setenta a UEFA decidiu organizar a chamada Taça UEFA e acabar com a ligação às feiras de comércio.
A Final da Taça UEFA tinha a particularidade de ser disputada em duas mãos, à excepção dos anos de 1964 e 1965, assim se manteve até 1998 quando o F.C. Inter Milan venceu a S.S. Lazio por 3-0 no Parque dos Príncipes em Paris. A partir da temporada de 2009/10 a prova voltou a sofrer alterações, passou a designar-se Liga Europa e a ter as equipas distribuídas por grupos, tal como já acontecia na Liga dos Campeões.
Assim, são ainda mais as equipas que lutam pelo belo troféu em prata colocado sobre uma base em mármore dourada e que foi desenhado e esculpido em Itália, na casa Bertoni em Milão, logo a seguir à base pode-se ver um grupo de jogadores que disputam uma bola e que ao mesmo tempo seguram a taça que leva o símbolo da UEFA. Um troféu com 65 centímetros de altura, 33 de largura, 23 de profundidade e que pesa 15 quilos.
O Futebol Clube do Porto já venceu a prova por duas vezes. Na época de 2002/03 venceu os escoceses do Celtic F.C. por 3-2 na cidade espanhola de Sevilha, e na temporada de 2010/11 quando derrotou o S.C. Braga por 1-0 em Dublin na Irlanda, uma final que entrou para a história do futebol nacional já que pela primeira vez duas equipas portuguesas disputaram uma final europeia.
Radamel Falcao com 18 golos é o melhor marcador do F.C. Porto na prova.
No total o F.C. Porto já disputou 100 partidas e venceu por 50 vezes.

Sem comentários: