24 de outubro de 2010

Tibi

António José Oliveira Meireles (Tibi), nasceu no dia 9 de Abril de 1951 em Matosinhos.
Formado nas camadas jovens do Leixões S.C., Tibi, que trabalhava numa oficina de mecanico como aprendiz, não demorou a deixar as ferramentas e passar apenas a jogar futebol.
Corria a temporada de 1969/70 quando Tibi, ainda a jogar pelos juniores, integrou o plantel principal dos leixonenses. A estreia na baliza da equipa principal teve lugar no Estádio do Mar, quando teve que entrar para substituir o seu companheiro Ferreira que se lesionou aos 68 minutos, o adversário era o vizinho Boavista F.C. que já vencia o jogo por 5-1 e no final ganhou por 6-2, num jogo que valeu para a 11ª jornada do Campeonato Nacional de 1969/70, no dia 14 de Dezembro de 1969.
Até ao final da época de 1971/72, foi o dono da baliza dos matosinhenses. Disputou 65 jogos oficiais.
No inicio da temporada de 1972/73 ingressou no Futebol Clube do Porto.
A sua estreia com a camisola do F.C. Porto aconteceu no dia 20 de Maio de 1973 no Estádio das Antas quando os portistas receberam e venceram o Boavista F.C. por 1-0, num jogo a contar para a 28ª jornada do Campeonato Nacional de 1972/73.
Em 1976/77 venceu a Taça de Portugal, apesar de não ter disputado o jogo da final, Tibi foi títular nos jogos dos 32 avos-de-final contra o S.C. Alba (vitória do F.C. Porto por 8-0) e nos oitavos-de-final contra o Aliados Lordelo (vitória do F.C. Porto por 9-0).
Na temporada de 1977/78 foi emprestado ao Varzim S.C. e na temporada seguinte ao F.C. Famalicão, tendo regressado às Antas em 1979/80. Ainda representou o F.C. Porto durante mais quatro épocas, no entanto apenas jogou na época de 1980/81 quando venceu a Taça Associação de Futebol do Porto. nas outras 3 épocas não jogou nenhuma partida.
Em 1983/84 mudou-se para o R.D. Águeda, na época seguinte ingressou no G.D. Mangualde, em 1985/86 e 1986/87 representou o S.C. Espinho, na temporada de 1987/88 defendeu a baliza do F.C. Maia, e na época seguinte defendeu a baliza do G.D. Vila Nova de Foz Côa, clube onde terminou a sua carreira.
No dia 28 de Dezembro de 2021, Tibi faleceu após doença prolongada.

Palmarés
1 Taça de Portugal
1 Taça Associação de Futebol do Porto

8 comentários:

BestOfFutebol disse...

Amigos e colegas, criamos um video que mostra mais uma das verdades do futebol português, e estamos a começar uma petição, para recebermos o Benfica no Dragão com flores e beijinhos.

Gostávamos de contar com o vosso apoio para a divulgar.

Porque acreditamos que se formos muitos, vamos conseguir envergonhar e colocar ao ridículos, todas as ultimas atitudes do Benfica...

http://www.bestoffutebol.com/2010/10/autocarro-do-benfica.html

Anónimo disse...

Não é que o Tibi não merecesse ser campeão! Mas a verdade é que não foi.

Esteve quasi quasi!

A seguir aos miticos consagrados Barrigana, Pinho, Acúrcio, Américo e Rui, foi (até ao Vitor Baía) dos guarda-redes mais valorosos! Dos que vimos, claro.

Antes destes o Siska e o Soares dos Reis.

Independentemente de outros tbm mt valorosos casos do Fonseca e do Torres que estiveram na quebra dos "19 anos", o saudoso Zé Beto, e mais recentemente o Mlinarzick, o Silvino e o Helton.

Anónimo disse...

Boa referência, na verdade, pois Tibi foi um nome marcante no percurso do F. C. Porto pré-campanha campeã de Pedroto. Sendo um nome que ficou na memória de muitos adeptos desses tempos, e no ouvido graças aos relatos do Amaro no antigo Quadrante Norte dos Emissores do Norte Reunidos.

James disse...

Boa Noite,
Podemos ganhar por 2 golos ou 3 ou até mais, e estou confiante numa vitória do nosso F.C.Porto.

dragao vila pouca disse...

Tibi, que não era super, mas era um guarda-redes razoável, foi como muitos outros, vítima dos tempos das vacas magras e assim, o que perdura é o vai buscá-la Tibi, do Gomes Amaro.

Um abraço

Anónimo disse...

Podiamos contar(aqui)histórias de atitudes de anti-portismo do Tibi já aquando profissional do FC Porto.

Não o faremos. Até porque (na actualidade) sabemos da sua devoção ao Clube... depois do Leixões.

Unknown disse...

lembro me do tibi bom guarda redes e primo do falecido ze beto outro bom guarda redes

Carlos Gomes disse...

Tenho ideia de que o Tibi foi um dos guarda-redes que passaram os mil minutos consecutivos sem sofrer golos. Alguém confirma?