30 de junho de 2014

Sanfins

Manuel Pinto dos Santos (Sanfins) nasceu no dia 27 de Julho de 1924 em Vila Nova de Gaia.
Jogou no Futebol Clube do Porto durante cinco temporadas, tendo disputado 106 jogos oficiais e apontado 43 golos.
A estreia com a camisola dos Dragões aconteceu no dia 15 de Setembro de 1946 no Campo da Constituição onde os portistas venceram o S.C. Salgueiros por 18-0, com Sanfins a marcar 5 golos. O jogo contou para a 1ª jornada do Campeonato do Porto da época de 1946/47.
Apesar de ter ganho apenas o Campeonato do Porto em 1946/47 e a Taça Associação de Futebol do Porto em 1947/48, Sanfins viveu muitos momentos de glória com a camisola do F.C. Porto, tal como em Agosto de 1947 quando os portistas foram a Valência vencer a equipa local por 1-0. Outro jogo que ficou para a história do clube foi a magnifica vitória sobre o Arsenal F.C. por 3-2 no dia 6 de Maio de 1948.
Já no verão de 1949 o F.C. Porto viajou para Angola onde disputou 10 partidas tendo-as vencido todas. A viagem foi feita de barco, no paquete Império e na chegada a Luanda a comitiva portista foi recebida de forma eufórica com um cortejo de mais de cem automóveis a levarem toda a equipa até a câmara municipal.
Em Dezembro de 1949, Sanfins esteve na vitória sobre o R.C. Deportivo Coruña por 3-1, uma partida disputada no Estádio do Lima e que encheu de felicidade os jogadores e adeptos portistas já que dias antes os galegos tinham vencido o Sporting C.P. por 5-1.
Faleceu no dia 11 de Outubro de 2014, quando contava 92 ano de vida.

Palmarés
1 Campeonato do Porto
1 Taça Associação de Futebol do Porto

2 comentários:

Anónimo disse...

Um antigo valor, recentemente vindo à baila por ter visitado o museu do F C Porto na companhia do presidente Pinto da Costa. E que, segundo o que se lê sobre ele, era mesmo um bom futebolista, sem contudo ter chegado a atingir o pleno de suas potencialidades. tal como se depreende por entrevista na revista Stadium, que ainda há pouco mostramos no Mmória Portista.

Anónimo disse...

Foi para Angola e chegou a ser jogador-treinador.

Treinou no FC Lobito o actual presidente angolano José Eduardo dos Santos e por esse facto este é um inflectivel portista tendo recebido já o Dragão de Honra.

Pena não tenha sabido "educar" a filha (Isabel Santos) que se inclinou para o benfica... coitada.