30 de junho de 2014

Sanfins

Manuel Pinto dos Santos (Sanfins) nasceu no dia 27 de Julho de 1924 em Vila Nova de Gaia.
Em 1946/47 teve a sua estreia na equipa principal do Futebol Clube do Porto onde jogou durante cinco temporadas, tendo disputado 106 jogos oficiais e apontado 43 golos.
Apesar de ter ganho apenas o Campeonato do Porto em 1946/47 e a Taça Associação de Futebol do Porto em 1947/48, Sanfins viveu muitos momentos de glória com a camisola do F.C. Porto, tal como em Agosto de 1947 quando os portistas foram a Valência vencer a equipa local por 1-0. Outro jogo que ficou para a história do clube foi a magnifica vitória sobre o Arsenal F.C. por 3-2 no dia 6 de Maio de 1948. 
Já no verão de 1949 o F.C. Porto viajou para Angola onde disputou 10 partidas tendo-as vencido todas. A viagem foi feita de barco, no paquete Império e na chegada a Luanda a comitiva portista foi recebida de forma eufórica com um cortejo de mais de cem automóveis a levarem toda a equipa até a câmara municipal.
Em Dezembro de 1949, Sanfins esteve na vitória sobre o R.C. Deportivo Coruña por 3-1, uma partida disputada no Estádio do Lima e que encheu de felicidade os jogadores e adeptos portistas já que dias antes os galegos tinham vencido o Sporting C.P. por 5-1.
Faleceu no dia 11 de Outubro de 2014, quando contava 92 ano de vida.

Palmarés
1 Campeonato do Porto
1 Taça Associação de Futebol do Porto

2 comentários:

Armando Pinto disse...

Um antigo valor, recentemente vindo à baila por ter visitado o museu do F C Porto na companhia do presidente Pinto da Costa. E que, segundo o que se lê sobre ele, era mesmo um bom futebolista, sem contudo ter chegado a atingir o pleno de suas potencialidades. tal como se depreende por entrevista na revista Stadium, que ainda há pouco mostramos no Mmória Portista.

Anónimo disse...

Foi para Angola e chegou a ser jogador-treinador.

Treinou no FC Lobito o actual presidente angolano José Eduardo dos Santos e por esse facto este é um inflectivel portista tendo recebido já o Dragão de Honra.

Pena não tenha sabido "educar" a filha (Isabel Santos) que se inclinou para o benfica... coitada.