29 de julho de 2013

Eduardo Dumont Villares

Eduardo Dumont Villares, sobrinho do aeronauta Santos Dumont (que foi o primeiro Homem a projectar, construir e voar em balões dirigíveis com motor a gasolina), foi um dos primeiros futebolistas do Futebol Clube do Porto.
Dumont Villares foi um dos titulares da equipa que recebeu pela primeira vez um clube estrangeiro em Portugal, quando no dia 15 de Dezembro de 1907 o F.C. Porto teve a visita dos espanhóis do Real Fortuna de Vigo.
O atletismo também era modalidade que praticava, principalmente os 110 metros barreiras e o salto em altura, conseguindo a marca de 1,55 metros nesse mesmo ano de 1907.
Outra modalidade onde se destacou foi na natação. É do ano de 1908 o primeiro registo de uma vitória portista na natação, quando Eduardo Dumont Villares venceu a Taça Leixões.
Mais tarde passou a ser um dos dirigentes do F.C. Porto e foi o primeiro Presidente da Assembleia Geral.
Em 1930 foi eleito Presidente do F.C. Porto, o 16º até então.
Ocupou o cargo até 1931. Foi eleito novamente em 1934, tendo presidido os destinos do clube até ao ano de 1936. Foi nesse seu segundo mandato que os portistas venceram a primeira edição do Campeonato Nacional na temporada de 1934/35.

4 comentários:

Anónimo disse...

Para quem gosta de conhecer e estudar a História do F C Porto, Eduardo Dumont Vilares é uma referência dos primórdios do clube e um atleta com brilhante palmarés pioneiro, a que depois juntou um prestigiado currículo como dirigente. Tal qual aqui fica bem descrito. Sendo, em suma, uma figura de impacto na memória azul e branca.

ANA MARIA q. DUMONT VILARES SALGUUEIRO disse...

Meu Avô Eduardo Dumont Villares no relatório que fizeram sobre o seu parentesco com Alberto Santos Dumont não está corrreco visto meu a
Avô não ser primo do Pai da Aviação mas sim sobrinho pois era irmão de sua Mãe
Maria Rosalina Santos Dumont Villares

Ana Maria de Queiroz Dumont Vilares Salgueiro neta de Eduardo Dumont Vilares

Paulo Moreira disse...

Ana Maria Salgueiro
Obrigado pelo reparo. O engano já foi corrigido.

Joaquim Sousa disse...

Boa tarde, Será que me podem esclarecer se Eduardo Dumont Villares foi nadador do FC Porto em 1907/1908? É que, segundo a minha pesquisa, foi nadador do Real Velo Club do Porto e a prova de 1908 da Taça Leixões venceu integrando a seleção do Porto. Se puderem esclarecer, agradecia.