15 de dezembro de 2014

Primeiro Jogo Internacional


Futebol Clube do Porto e Real Fortuna de Vigo realizaram a primeira partida de futebol entre clubes estrangeiros em Portugal à precisamente 107 anos.
O dia 15 de Dezembro de 1907 ficou assim para a história do F.C. Porto mas também para a história do futebol português já que nunca um clube internacional tinha vindo a território nacional para disputar algum jogo.
O F.C. Porto alinhou com uma equipa formado por Dumont Villares, Brugmann, Romualdo Torres, Ernesto Sá, Soares (guarda-redes), António Pinheiro, Raws, Antunes Lemos, John Jones, Cattulo Gadda e Edward de Almeida.
O resultado oficial do jogo é desconhecido, mas há quem diga que os portistas venceram por 4-1.

8 de dezembro de 2014

Júlio Garcez de Lencastre

Júlio Garcez de Lencastre foi o terceiro presidente do Futebol Clube do Porto.
Tenente do Exercito português e nascido a 4 de Agosto de 1882, foi eleito para presidir os destinos do clube após a Assembleia Geral que teve lugar no dia 16 de Março de 1911. Uma Assembleia que foi convocada quase de emergência para escolher o novo dirigente máximo do F.C. Porto, pois José Monteiro da Costa, que tinha feito renascer o clube, tinha falecido em Janeiro.
Foi uma fase bastante difícil para o clube que se viu órfão do seu mais fervoroso adepto e o receio da extinção chegou mesmo a tomar conta de alguns elementos da direcção. Felizmente que o tenente Júlio Garcez de Lencastre aceitou a tarefa de comandar o F.C. Porto até haver novas eleições para escolher o futuro presidente que o iria suceder.
Faleceu no dia 16 de Março de 1970.

1 de dezembro de 2014

Luís Roberto

Luís Roberto Silva nasceu no dia 4 de Março de 1934 em Espírito Santo no Brasil.
Representou o Futebol Clube do Porto durante três épocas (1958/59, 1959/60 e 1960/61).
Logo na sua primeira temporada ao serviço dos portistas Luís Roberto sagrou-se Campeão Nacional. Os Dragões venceram o último jogo do campeonato em Torres Vedras contra o S.C. União Torreense por 3-0 mas tiveram ainda que esperar mais 8 minutos para que o árbitro da partida entre o S.L. Benfica e o G.D. Cuf, Inocêncio Calabote, terminasse o encontro para assim poderem festejar a conquista do título. Um título que teve apenas um golo de Luís Roberto, foi na 21ª jornada quando o F.C. Porto recebeu e venceu o S.C. Covilhã por 5-2.
Em 1959/60 e 1960/61 o médio portista conquistou a Taça Associação de Futebol do Porto.
Nas três épocas em que esteve ao serviço do F.C. Porto, Luís Roberto disputou 56 partidas e marcou 3 golos.

Palmarés
1 Campeonato Nacional 1ª Divisão (Portugal)
3 Taças Associação de Futebol do Porto